Museu do Folclore abre inscrições para oficina de miniaturas em papelão

Quinta, 24/08/2023
A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Museu do Folclore de Penápolis informam que estão abertas as inscrições para crianças e demais pessoas interessadas em fazer a Oficina Gratuita “Mas que papelão, hein?!” – Recicle, transforme em Arte, ministrada pelo artesão Mario Martignone.
A atividade acontecerá na próxima semana, de 28 a 31 de agosto (de segunda a quinta-feira), das 14h às 16h, no Museu do Folclore. Vagas limitadas. As pessoas interessadas devem fazer sua inscrição até o dia 26 de agosto, ou até o preenchimento das vagas.
Após o grande sucesso de público que visitou a exposição temporária “Mas que papelão, hein?!”, do artesão Mario Martignone, que transforma papelão em brinquedos e miniaturas, o Museu do Folclore decidiu oferecer a oficina gratuita para que as pessoas aprendam a transformar materiais simples que seriam descartados, em peças artesanais.
O secretário municipal de Cultura, Lucas Casella, conta que em alguns dias de visitação, o artesão Mario Martignone estava presente no Museu, trabalhando em suas peças, o que despertou a curiosidade do público sobre seu processo criativo. “Decidimos então oferecer essa oficina, onde as crianças e demais pessoas interessadas, poderão aprender a técnica de criar miniaturas em papelão”, comentou.
Vale ressaltar que a oficina é gratuita e todos os materiais necessários para a confecção dos objetos serão disponibilizados pela Secult. A miniatura produzida ficará com o participante, como recordação da atividade no Museu do Folclore.

Inscrições
Pode participar da Oficina “Mas que papelão, hein?!” qualquer pessoa a partir de 10 anos, desde que a criança esteja acompanhada de um adulto responsável. As inscrições devem ser feitas no Museu do Folclore até o dia 25 de agosto, das 8h às 16h; ou no sábado (26 de agosto), das 9h às 17h, durante a Festa do Folclore. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. O Museu do Folclore fica localizado na Praça 9 de Julho, centro e o telefone é (18)3652.7715.

Exposição
Vale lembrar que a exposição temporária “Mas que papelão, hein?!” continua aberta a visitação gratuita no Museu do Folclore, até o dia 31 de agosto. A exposição conta com aproximadamente 20 peças de brinquedos e miniaturas confeccionadas pelo artesão Mario Martignone.
Com muita criatividade, o papelão é reciclado e transformado em arte, ganhando formas de automóveis, tratores, trem, helicópteros, foguetes e até mesmo maquetes e dioramas.
A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. Excepcionalmente neste sábado, 26 de agosto, a exposição também ficará aberta das 9h às 17h. Não é necessário agendamento prévio.